13º salário do BPC: saiba se o saque já está liberado na Caixa

O 13º salário do BPC segue um cronograma estabelecido pelo INSS e é distribuído de acordo com o número final do Número de Identificação Social (NIS)

O pagamento do 13º salário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) é determinado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o órgão responsável por administrar esse benefício. O abono pode ser disponibilizado em duas parcelas ou como pagamento único.

À medida que o final do ano se aproxima, também se aproxima o pagamento do abono salarial, que tende a aquecer a economia brasileira. O 13º salário do BPC segue um cronograma estabelecido pelo INSS e é distribuído de acordo com o número final do Número de Identificação Social (NIS).

BPC

O Benefício de Prestação Continuada é destinado a pessoas com deficiência e a aposentados com mais de 65 anos. Para ter direito a esse benefício, é necessário que a renda familiar por pessoa seja de até ¼ do salário mínimo. Além disso, o beneficiário deve estar cadastrado no Cadastro Único (CaÚnico).

No caso das pessoas com deficiência (PCDs), a deficiência deve ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e de longa duração, impedindo-as de realizar suas atividades cotidianas. É importante ressaltar que o BPC não é uma aposentadoria, uma vez que não requer contribuições ao INSS para ser concedido. Aqueles que têm direito a esse benefício recebem mensalmente o valor equivalente a um salário mínimo, que atualmente corresponde a R$ 1.320.

13º salário pelo INSS

De forma geral, o INSS paga o 13º salário a todos os beneficiários que receberam algum benefício previdenciário durante o ano, o que inclui aposentadorias, pensões, auxílio por incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Entretanto, o 13º salário não é pago aos beneficiários que recebem a Renda Mensal Vitalícia (RM). No caso do Benefício de Prestação Continuada, ainda não foram divulgadas informações sobre o pagamento deste abono.

Pagamento para os BPCs

Caso o pagamento seja realizado, os depósitos serão feitos na mesma conta em que o beneficiário recebe o BPC. Para os demais beneficiários, a primeira parcela já foi paga, e a segunda parcela deve ser liberada até o dia 20 de dezembro.

Você pode verificar o valor do seu 13º salário online por meio do aplicativo ou do site Meu INSS, e o saque pode ser efetuado em caixas eletrônicos e casas lotéricas, mediante a apresentação do cartão ou documento de identificação com foto (RG).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.