Junho terá novo lote de restituição do Imposto de Renda 2024; consulte

Inclusive, os valores passaram por alguns reajustes significativos

Os contribuintes de todo território nacional estão ansiosos para receber o segundo lote da restituição do Imposto de Renda (IR) referente ao ano-base 2024. Após o recorde estabelecido pelo maior lote já pago na história, as expectativas para a nova distribuição estão nas alturas, especialmente no que diz respeito aos valores a serem depositados neste mês de junho.

Vale lembrar que os reembolsos serão reajustados, resultando em quantias mais substanciais para os cidadãos que tiverem direito ao montante. Portanto, caso tenha enviado o informe corretamente e dentro do prazo à Receita Federal, basta ficar atento às datas estabelecidas para o pagamento do segundo lote da restituição.

Aumento nos valores

A principal razão para o reajuste nos recursos a serem repassados é a correção monetária aplicada pelo Fisco. Com isso, a partir do segundo lote da restituição do IR, os reembolsos passarão a ser corrigidos com base na Selic, a taxa básica de juros, que atualmente se encontra em patamares elevados.

Neste sentido, os contribuintes que receberem a restituição neste segundo lote terão seus valores reajustados em 1%. Em outras palavras, isso significa que, para cada R$ 1.000,00 a serem devolvidos ao cidadão, o montante final será de R$ 1.010,00. Contudo, vale mencionar que, uma vez depositado, o montante não sofrerá novos reajustes. Logo, é de suma importância que os contribuintes estejam atentos às datas de pagamento para aproveitar ao máximo a correção monetária.

Ordem dos repasses

Como informado pela Receita Federal, a ordem de pagamento da restituição seguirá a mesma lógica dos anos anteriores. Ou seja, aqueles que entregaram a declaração de ajuste anual mais cedo terão prioridade. Portanto, muito provavelmente, os primeiros a receber o dinheiro são os contribuintes que enviaram suas declarações logo no início do prazo estabelecido pelo Fisco. Essa medida tem como objetivo incentivar o envio antecipado do informe, evitando a sobrecarga no sistema.

Pagamento do segundo lote do IR

Ainda de acordo com a Receita Federal, a segunda rodada do reembolso de 2024 será iniciada no dia 28 de junho. Entretanto, a consulta para verificar se o contribuinte está apto ao lote deverá ser aberta apenas no dia 21 do mesmo mês, uma semana antes do pagamento efetivo. Após o segundo lote, ainda haverá outros três depósitos regulares, programados para as seguintes datas:

  • 31 de julho;
  • 30 de agosto;
  • 30 de setembro.

Como saber se vou receber o dinheiro?

Para averiguar se você está entre os contribuintes que receberão a restituição no segundo lote, basta acessar o site oficial da Receita Federal. Por lá, você deverá efetuar o login com suas credenciais e, na sequência, clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Feito isso, selecione a opção “Consultar a Restituição”. Nesta aba, é possível visualizar todas as informações relevantes, como o valor a ser restituído, a data prevista para o pagamento e o banco onde o dinheiro será depositado.

Caso precise realizar a consulta para outra pessoa, como um familiar ou cliente, é possível fazê-lo no próprio portal da Receita Federal. Para isso, basta ter em mãos os dados necessários para efetuar o login na área restrita do Fisco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.