Renovação do cartão de ônibus confirmado para idosos a partir de 60 anos

Saiba como realizar o procedimento e continuar desfrutando do benefício

Neste mês de junho, os cidadãos com mais de 60 anos de idade estão sendo convocados para a renovação do cartão de ônibus, um benefício que assegura a gratuidade no transporte público para idosos. Em linhas gerais, a medida visa atualizar os dados cadastrais e garantir a continuidade do direito para a população mais velha por meio da Carteira do Idoso. Inclusive, a renovação pode ser feita de maneira simples e prática, tanto presencialmente quanto online.

Para quem não conhece, com a Carteira do Idoso, o cidadão acima dos 60 anos tem direito a gratuidade, descontos e atendimento prioritário em uma série de estabelecimentos e serviços. Portanto, caso tenha chegado na terceira idade e deseja desfrutar dos benefícios, siga a leitura até o fim e confira todas as vantagens oferecidas.

Carteira do Idoso: tudo o que você precisa saber sobre o documento

O que é a Carteira do Idoso?

A carteirinha em questão nada mais é do que um documento que permite os idosos desfrutarem de serviços gratuitos ou de receberem descontos em diversos setores. Um dos benefícios mais vantajosos é o acesso facilitado ao transporte interestadual, garantindo maior mobilidade para esta parcela da população.

Requisitos mínimos

Além da idade, o interessado deve apresentar o comprovante de renda (de até dois salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito ao benefício. No entanto, a carteira facilita o acesso ao recurso e, por conta disso, o sistema gera o documento para as pessoas que têm outros meios de comprovação de renda. Sendo assim, os municípios e o Distrito Federal podem emitir a carteirinha para idosos que estejam dentro do critério de renda, independente se estes já tenham outra forma de comprovação de renda.

Benefícios garantidos pela Carteira do Idoso

Os cidadãos elegíveis podem usufruir de diversos benefícios que facilitam as atividades realizadas ao longo do dia. Entre eles:

  • 1. Gratuidade de pagamentos e acesso prioritário em diversos estabelecimentos;
  • 2. Atendimento prioritário em órgãos públicos;
  • 3. Gratuidade de viagens interestaduais feitas de ônibus;
  • 4. Gratuidade para utilizar o transporte público.

Como solicitar o documento?

Agora, chegou a hora de saber como requisitar a Carteira do Idoso. Abaixo, você confere um breve passo a passo:

  • 1. Primeiro, acesse o site da Carteira do Idoso;
  • 2. Depois, preencha todos os dados solicitados e clique em “Avançar”;
  • 3. Feito isso, basta concluir o pedido e esperar que o documento seja emitido.

Renovação da carteirinha

Caso você esteja renovando, é preciso acessar o mesmo site e clicar na opção “Renovação”. Logo após, será preciso atualizar seus dados e verificar se tem alguma pendência e, se houver, você deve entrar em contato com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Feedback

Os cidadãos que possuem a Carteira do Idoso podem participar dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Isso porque a opinião dos contemplados é de suma importância para ajudar a comunidade e os demais agraciados por programas governamentais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.