Alerta! Estes aplicativos estão acabando com a bateria do seu celular

Alguns aplicativos são grandes inimigos da bateria; saiba o que fazer para resolver o problema

Certamente você já deve ter notado que alguns aplicativos costumam drenar a bateria do seu celular. Redes sociais, apps de localização e até mesmo jogos podem ser os grandes vilões do seu smartphone. Pensando nisso, nesta matéria, separamos os principais culpados e algumas dicas de como evitar a necessidade de colocar o aparelho na tomada diversas vezes ao dia.

Mas antes, cabe destacar que as aplicações podem ter efeitos diferentes dependendo do modelo do celular, visto que a cada ano a bateria vem sendo aprimorada para atender as necessidades dos usuários. Dito isso, a seguir, confira quais são os apps “sanguessugas”.

Aplicativos que consomem grande parte da bateria

  • 1. Redes sociais

As redes sociais, como Facebook e Instagram, são grandes consumidoras de bateria. Isso porque essas plataformas exibem diversas fotos e vídeos, o que aumenta o tempo de tela e, consequentemente, o uso de energia do celular. Além disso, utilizam uma série de recursos do aparelho, como a localização, para oferecer uma experiência personalizada. Logo, para economizar bateria, desative o acesso desses apps à sua localização e certifique-se de que as aplicações sejam fechadas quando não estiverem em uso.

  • 2. Aplicativos de localização

Apps de localização, como o Google Maps e Waze, necessitam de acesso constante ao GPS do dispositivo para funcionar corretamente, esgotando rapidamente a bateria. Sendo assim, para poupar energia, mude a configuração de localização para “Durante o uso do aplicativo”, garantindo que o GPS seja interrompido quando a ferramenta não estiver em uso.

  • 3. Aplicativos de streaming

As plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e MAX, consomem muita bateria devido à exibição de conteúdo em alta resolução e ao uso constante da internet. Ainda, a necessidade de manter a tela ligada durante a reprodução de vídeos é um dos principais fatores que afeta a carga do smartphone. Para diminuir o consumo, basta reduzir o brilho da tela quando estiver assistindo em ambientes escuros.

  • 4. Aplicativos de chamada de vídeo

Aplicativos como Google Meet e Skype também são grandes inimigos da bateria, uma vez que eles mantêm uma alta qualidade nas imagens exibidas e necessitam de uma conexão estável com a internet, o que drena rapidamente a carga. Para aumentar a duração da bateria, diminua o brilho da tela antes de fazer chamadas e utilize o modo escuro sempre que for possível.

  • 5. Jogos

Jogos muito pesados, como Call of Duty e Free Fire, costumam utilizar muitos recursos do celular, incluindo gráficos de alta qualidade e conexão constante com a internet. Esses fatores fazem com que a bateria do smartphone seja rapidamente consumida. Logo, caso você esteja em um ambiente onde não tenha como carregar o aparelho, evite abrir jogos que exijam muito da bateria.

Economizando bateria

Para evitar que a bateria do seu celular acabe rapidamente, siga as dicas listadas abaixo:

  • 1. Desative a localização de aplicativos que não necessitam desse recurso constantemente;
  • 2. Feche aplicativos em segundo plano quando não estiverem em uso;
  • 3. Reduza o brilho da tela e utilize o modo escuro sempre que possível;
  • 4. Desative atualizações automáticas e notificações push de aplicativos menos importantes.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.