CadÚnico está chamando inscritos após notícia oficial do Governo

Veja se você está na lista de convocados para comparecerem em uma unidade do CRAS

Estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), isto é, com todos os dados atualizados, pode trazer uma série de benefícios para os cidadãos brasileiros. O processo, que deve ser realizado de forma presencial em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), garante acesso a algumas iniciativas assistenciais que estão disponíveis em terras brasileiras.

Para ingressar e desfrutar dos benefícios do CadÚnico, é preciso que o grupo familiar comprove que vive em situação de vulnerabilidade. Caso seja incluído no cadastro, ele poderá ter acesso a programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.

Antecipação do Auxílio Gás

Recentemente, o Governo Federal anunciou que parte das famílias que fazem parte do CadÚnico poderão ser agraciadas com a antecipação de um pagamento. Estamos falando do Auxílio Gás, que é liberado de forma bimestral e realiza o repasse do valor médio nacional de um botijão de gás de 13 kgs.

O depósito , que é feito por meio da conta da poupança social do Caixa Tem (aplicativo bancário disponível para Android e iOS), foi antecipado para os moradores do estado do Rio Grande do Sul (RS). A medida foi tomada como forma de auxiliar na retomada da rotina no Estado que foi devastado pelas enchentes e chuvas que caíram na região no final do mês de abril.

Em linhas gerais, as famílias do RS não precisarão seguir o calendário de pagamento baseado no Número de Identificação Social (NIS) para receber o montante. Já para as demais famílias brasileiras, a liberação do Auxílio Gás seguirá a ordem do pagamento do Bolsa Família.

Cronograma oficial para o mês de maio

  • Beneficiários com NIS terminado em 1: pagamento no dia 17 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 2: pagamento no dia 20 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 3: pagamento no dia 21 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 4: pagamento no dia 22 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 5: pagamento no dia 23 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 6: pagamento no dia 24 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 7: pagamento no dia 27 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 8: pagamento no dia 28 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 9: pagamento no dia 29 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 0: pagamento no dia 31 de maio.

Atualização cadastral

Todos os cidadãos que fazem parte do CadÚnico devem manter as informações passadas 100% atualizadas. A atualização cadastral deve ser feita, segundo o Governo Federal, a cada dois anos. No entanto, caso haja uma mudança significativa na composição familiar, como o nascimento de um filho ou aumento na renda, o titular deve se dirigir até o CRAS e atualizar os dados. Do contrário, os benefícios, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás, são suspensos.

Cabe destacar que os beneficiários que vivem no RS não serão cobrados dessa obrigação por conta da situação de calamidade. Logo, até a segunda ordem do governo brasileiro, os nossos irmãos gaúchos seguirão recebendo os recursos, até mesmo os que possuem algum tipo de pendência com o CadÚnico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.