Descubra AGORA como reduzir os gastos com sua conta de água

O programa garante descontos de até 50%

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) oferece um programa chamado Tarifa Social, que garante um desconto substancial nas tarifas de água e esgoto para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Ou seja, a iniciativa é voltada para os cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), no intuito de facilitar o acesso a serviços básicos e fundamentais para uma vida digna.

Em linhas gerais, a Tarifa Social é destinada para os brasileiros que vivem na linha da pobreza, em especial aqueles que enfrentam dificuldades financeiras graves. Logo, para começar a receber os descontos, os interessados devem se inscrever no CadÚnico. Uma vez inscrito, os beneficiários recebem um abatimento de 50% nas suas contas de água e esgoto.

Afinal de contas, como eu me inscrevo no CadÚnico?

Para fazer o registro no banco de dados governamental, basta seguir o nosso breve guia. Mas antes, cabe frisar que é de suma importância manter as informações atualizadas, visto que elas são levadas em conta na hora de incluir o cidadão em um dos programas sociais. Dito isso, confira o passo a passo:

  • 1. Reúna os documentos necessários, como CPF, RG ou documento equivalente de todos os membros da família, comprovante de residência e comprovante de renda (caso tenha);
  • 2. Procure o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência;
  • 3. Agende um atendimento para cadastramento no CadÚnico pelo telefone ou pessoalmente no CRAS;
  • 4. No dia do atendimento, compareça ao CRAS levando os documentos necessários;
  • 5. Durante o atendimento, forneça todas as informações solicitadas pelo responsável do CRAS e preencha o formulário do CadÚnico;
  • 6. Após o cadastramento, aguarde a análise dos dados pelo Governo Federal;
  • 7. Se aprovado, você receberá o Número de Identificação Social (NIS) e poderá ter acesso aos programas sociais do governo brasileiro, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
  • 8. Mantenha seus dados atualizados no CadÚnico, informando ao CRAS qualquer mudança na composição familiar, endereço ou renda.

Vale ressaltar que o benefício da Tarifa Social tem duração de 12 meses e necessidade de renovação anual. Sendo assim, durante o último mês de vigência, o contemplado deve retornar ao Daae para renovar sua condição e evitar o cancelamento automático do desconto. Inclusive, caso alguma irregularidade seja cadastrada, como violações na ligação de água, resultará na perda imediata do abatimento.

Canais de atendimento

Para mais informações sobre o programa Tarifa Social e outros serviços governamentais, os cidadãos devem visitar o portal do Daae ou acessar o site oficial da instituição. Além do desconto, o serviço fornece orientações gerais sobre o uso consciente dos recursos hídricos, visando a sustentabilidade e boa gestão ambiental.

Como podemos observar, com a Tarifa Social, o governo brasileiro reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, garantindo não só acesso à água, mas também a dignidade nas condições de vida das pessoas mais afetadas pela pobreza. Trata-se de uma excelente oportunidade para as famílias que buscam aliviar seu orçamento doméstico e assegurar o direito contínuo aos serviços fundamentais como água e esgoto, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para a comunidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.