Tony Ramos passa por cirurgia de emergência no cérebro; veja estado de saúde

Saiba o que aconteceu com o ator de 75 anos

Na última quinta-feira (16), o ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia para drenar um hematoma subdural — um sangramento intracraniano.

De acordo com a família do artista, a cirurgia, chefiada pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, terminou por volta das 19h30 e foi considerada bem-sucedida. Além disso, segundo o boletim médico, o estado de saúde de Tony Ramos é estável.

O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural na data de hoje. O estado do paciente é estável“, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa do Hospital Samaritano.

O ator foi internado após se sentir mal, pela manhã, e cancelar as gravações. Vale mencionar que Tony Ramos completou 60 anos de carreira em 2024, sendo 46 anos na Rede Globo. Seu último trabalho no ar foi a novela “Terra e Paixão”, escrita pelo dramaturgo Walcyr Carrasco.

Entenda a enfermidade que acometeu o ator

Esse tipo de sangramento costuma acontecer em uma das membranas que recobrem o cérebro e possui dois tipos: o agudo, que é consequência de um golpe forte, como um acidente de moto, em que o sangue começa a se acumular na membrana de forma repentina e intensa. No entanto, há um hematoma subdural crônico, um sangramento mais comum e que cresce gradualmente. Ele apresenta consequências a médio prazo, demorando de um mês a 45 dias para ser percebido nos exames.

Ouvido pelo portal Metrópoles, o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças cerebrovasculares, esse tipo de hemorragia intracraniana pode ser causada até por impactos imperceptíveis. “Ele é mais comum em idosos, especialmente em pacientes que fazem uso de medicações anticoagulantes ou antiagregantes ou em pacientes alcoólatras“, explicou o médico (via Metrópoles).

Tratamento do hematoma subdural

Entre os sintomas do hematoma subdural, estão desde dores de cabeça intensas e recorrentes até uma perda de força de um lado do corpo, sonolência e, se não for tratado o quanto antes, induzir ao coma, tudo como consequência da pressão que o bolsão de sangue formado vai exercendo sobre o cérebro.

Ainda de acordo com o especialista, o tratamento de Tony Ramos vai depender, basicamente, do tamanho do hematoma. Em casos onde ele é mais enxuto, o uso de medicações e tratamentos por cateterismo costumam resolver o problema, mas em lesões de grande massa, é preciso passar por cirurgia para tirar o sangramento e aliviar a pressão dentro do cérebro.

Peça é cancelada

Em cartaz do teatro Tuca, em São Paulo, a peça “O que só Sabemos Juntos” teve algumas sessões canceladas após a internação de Tony Ramos. Inclusive, o espetáculo não será realizado neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, mas deve seguir em pausa até a recuperação do artista. A informação do cancelamento foi divulgada nas redes sociais do teatro Tuca, que garantiu revelar mais detalhes ao público em breve. A peça dramática, dirigida por Luiz Villaça, também conta com a atuação de Denise Fraga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.