Restituição do Imposto de Renda: saiba agora como solicitar

Confira o passo a passo e garanta o acesso ao montante prometido pela Receita Federal

Caso não tenha recebido a restituição do seu Imposto de Renda (IR), isso não é motivo para alarde, visto que existem algumas opções viáveis que podem lhe ajudar a esclarecer e solucionar o impasse. Para resolver situações ligadas ao repasse da Receita Federal, basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil (BB) ou procurar a unidade do Fisco em sua cidade.

Antes de qualquer coisa, a orientação é que você aguarde alguns dias após a data prevista para o pagamento do lote da restituição do IR ao qual você pertence. Isso evita ações precipitadas e, consequentemente, concede tempo para os processos normais de compensação financeira.

No entanto, cabe destacar que alguns contribuintes podem não receber os valores na data exata do pagamento do lote, mas sim em até 48 horas depois (dois dias). Sendo assim, resta aguardar um pouco mais antes de tomar qualquer decisão. Se mesmo após esse prazo o valor não for repassado, entre em contato com o BB por telefone para sanar suas dúvidas.

Outra alternativa é consultar sua situação no portal e-CAC da Receita Federal para verificar se há pendências ou informações extras. Se mesmo assim o impasse perdurar, o caminho é buscar ajuda presencialmente no escritório do Fisco mais próximo.

Muitos contribuintes em todo território nacional estão se perguntando o motivo da restituição do IR ainda não ter chegado. A causa pode ser erro nos dados bancários ao preencher a declaração, ausência de direito à restituição ou alguma falha de comunicação entre a Receita Federal e o BB.

Para aqueles que estão em dúvida sobre como solicitar a restituição do IR ou almejam entender os procedimentos necessários para ter acesso ao montante, basta seguir a leitura até o fim. Porém, antes de qualquer coisa, é importante acessar o portal e-CAC para checar sua situação como contribuinte e verificar se há alguma pendência ou erro que possa ter impedido o depósito.

Consulta à restituição do IR de 2024

Para acompanhar seu processo de restituição do IR, você precisa acessar a área “Meu Imposto de Renda” do portal e-CAC ou buscar pela palavra-chave “Consulta de restituição do IRPF” na internet e acessar a página oficial disponibilizada pelo próprio Governo Federal.

Ainda, é preciso ficar de olho no processo por meio do aplicativo da Receita Federal (disponível para Android e iOS). Portanto, se você almeja saber como anda a sua situação referente ao IR, siga o passo a passo abaixo:

  • 1. Primeiro, faça o download do app Meu Imposto de Renda;
  • 2. Depois, abra a plataforma e procure por “Consulta de Restituição” no menu principal;
  • 3. Agora, informe o seu CPF e o ano referente ao IR que você deseja consultar;
  • 4. Por fim, clique no botão “Consultar” e espere o processamento das informações.

Cronograma de repasses da restituição

Vale frisar que somente por meio da consulta pelo computador ou aplicativo é que você saberá se tem algum dinheiro a receber e em qual lote o pagamento deve ser feito pela Receita Federal.

  • 1º lote: 31 de maio de 2024;
  • 2º lote: 28 de junho de 2024;
  • 3º lote: 31 de julho de 2024;
  • 4º lote: 30 de agosto de 2024;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2024.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.