Novas datas para o CNU podem acontecer em agosto; confira

Veja o que se sabe sobre o novo cronograma do “Enem dos Concursos”

Ao que tudo indica, o Concurso Nacional Unificado (CNU) terá um novo cronograma, atualmente em estudo no Governo Federal. Com isso, as provas do certame devem ser aplicadas apenas no mês de agosto. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), pasta encarregada pela seletiva, ainda aguarda a estabilidade da situação das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul (RS) para se posicionar sobre as alterações.

Vale lembrar que as provas do CNU estavam previstas para 5 de maio, mas foram adiadas por conta da situação crítica vivida pelo RS. O “Enem dos Concursos” seria aplicado em 228 cidades. Ao todo, há 2,1 milhões de candidatos concorrendo a 6.640 vagas.

Em comunicado, o MGI afirma que ainda não definiu a nova data. “Só será feito quando houver uma previsão clara de possibilidade de realizar as provas no Rio Grande do Sul“, diz o ministério. Ainda de acordo com a pasta, não serão preparadas novas provas pelo Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio (Cesgranrio), banca responsável pela seleção. Os malotes serão conferidos pela fundação para garantir que não houve violação dos conteúdos.

No dia 3 de maio, quando foi anunciado o adiamento do CNU, a ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que as provas já haviam sido enviadas aos locais de aplicação, sob escolta, e estavam devidamente protegidas. Segundo ela, o Governo Federal teria gasto para levar de volta os exames à Cesgranrio, onde ficarão guardadas como estavam antes.

Assim que foi oficializado o adiamento das provas, a rede de segurança deu início ao trabalho conjunto de centralização das provas, garantindo sua integridade até a definição de nova data“, afirma o MGI.

Cabe destacar que o CNU possui uma rede de segurança contra fraudes, com ações coordenadas pelo ministério em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, as Polícias Federais e Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), bem como a Força Nacional, secretarias de Segurança Pública estaduais, Fundação Cesgranrio e Correios.

Novo calendário do CNU

O novo cronograma do Enem dos Concursos deverá conter, além da nova data de provas, novos prazos para divulgação dos resultados, disponibilização das provas e para recurso do candidato. Ainda, terá nova data de divulgação do gabarito e do curso de formação. O CNU prevê, também, curso de formação para todos os aprovados.

Consequentemente, como o Governo Federal já previa dar início ao curso de formação em agosto, a data de contratação deve mudar. Entretanto, elas ainda poderão ocorrer no segundo semestre, como previsto anteriormente, para alguns cargos. Há outras ocupações que terão curso preparatório mais extenso e cuja contratação só seria em 2025. Essa data inicial de chamar os demais no começo do próximo ano, está mantida.

Emissão do cartão de confirmação

Pelo fato dos cartões concedidos na área do candidato não existirem mais, a Cesgranrio deverá disponibilizar novos cartões de confirmação, com os dados do candidato, o endereço de prova e o comprovante de comparecimento, que será assinado no dia do exame. Portanto, resta aguardar uma data específica para liberação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.