Você precisa emitir este documento da CNH para facilitar sua vida

Conheça o recurso e desfrute de uma série de facilidades

A era digital facilitou a vida de milhares de pessoas de inúmeras formas, entre os avanços, está a implementação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, tornando as informações documentais mais acessíveis, visto que elas são visualizadas diretamente no smartphone.

Outras funcionalidades do aplicativo envolvem a possibilidade de compartilhar o documento de um mesmo veículo com outro motorista. Essa ferramenta auxilia nos casos em que um automóvel é dirigido constantemente por mais de uma pessoa. Outra ferramenta é a visualização de infrações cometidas, bem como a transferência de multas, quando o infrator não for o proprietário.

Para que você desfrute ao máximo dessa inovação, elaboramos um breve guia detalhado, que lhe explicará de forma simples o procedimento para obter sua CNH Digital. Portanto, siga a leitura até o fim e comece a aproveitar desta grande facilidade.

Afinal de contas, o que é a CNH Digital?

Em um mundo cada vez mais digitalizado, onde a praticidade e a segurança se tornam cada vez mais indispensáveis, a CNH Digital aparece como uma solução robusta. A versão oferece a mesma validade jurídica que sua versão impressa, mas com a vantagem de estar sempre ao seu alcance, por meio do seu celular. A inovação tecnológica visa não só simplificar o dia a dia dos condutores, mas também garantir a autenticidade e reduzir fraudes via recursos avançados de segurança.

Requisitos mínimos para obtenção da CNH Digital

Antes de explicarmos o processo de obtenção da CNH Digital, é de suma importância verificar se você atende a todos os critérios exigidos. Primeiramente, sua CNH física precisa possuir o código QR, característica presente nos documentos emitidos após maio de 2017. Além disso, é preciso ter um smartphone compatível e uma conta no sistema Gov.br.

Passo a passo de como conseguir o documento

  • 1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito nos respectivos serviços de aplicativos do seu smartphone;
  • 2. Utilize seu login Gov.BR para acessar o app. Caso não tenha, será necessário criar uma conta;
  • 3. Siga as instruções para escanear o código QR da sua CNH física e confirme sua identidade por meio de uma selfie.
  • Confirme o CEP vinculado à sua CNH.
  • Após esses passos, sua CNH Digital estará disponível no aplicativo.

Proteção de dados

A integridade e segurança dos nossos dados pessoais é uma preocupação constante na era digital. Portanto, entender como a CNH Digital cuida de suas informações e o que fazer em caso de perda ou roubo do smartphone é fundamental. Recursos como assinatura digital, o QR Code e a verificação por selfie são algumas das medidas adotadas para garantir que apenas você tenha acesso ao seu documento digital.

Contornando eventuais problemas

Caso encontre dificuldades ao tentar solicitar a CNH Digital, o primeiro passo é entrar em contato com o Detran do Estado onde seu documento foi emitido. Frequentemente, atualizações simples no seu perfil, como endereço ou informações de contato, podem resolver os problemas encontrados. Logo, ao descobrir o motivo do impasse, basta deixar tudo em dia e emitir a licença na versão online.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.