É MEI? Você pode adquirir um automóvel com valor 30% menor

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria jurídica criada pelo governo para facilitar a formalização de informais donos de pequenos negócios. Tendo a possibilidade de abrir um CNPJ e emitir Notas Fiscais, o empreendedor tem acesso a benefícios previdenciários, a exemplo da aposentadoria e do auxílio-doença.

Além disso, o MEI também pode realizar empréstimos com condições exclusivas e mais acessíveis, tendo em mente que o seu negócio é de pequeno porte. Os membros dessa categoria conseguem crédito com taxas de juros mais baixas, maior prazo de pagamento e contratação simplificada.

Entretanto, nesta matéria, iremos falar de outro benefício que os MEIs possuem acesso: o de comprar um veículo novo com desconto de até 30%.

Desconto no carro zero

Para receber o abatimento, o microempreendedor só precisa informar que o veículo no qual está interessado será usado em suas atividades profissionais. Ao adquirir o automóvel com o CNPJ da empresa, existem algumas restrições, como vendê-lo no prazo de 12 meses após a compra.

Além disso, vale lembrar que os descontos variam de acordo com algumas condições, mas podem chegar a 30% do bem material. A redução acontece devido ao MEI ficar isento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Ademais, o valor do carro não pode ser maior que o faturamento bruto máximo permitido pela categoria, isto é, R$ 81 mil, sendo necessário comprovar que o valor da receita é compatível com o do veículo.

”Se o MEI comprar um carro de valor muito alto ou mais de uma unidade, pode ser fiscalizado e questionado”, explica o contador Matheus Tibúrcio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.